Compartilhe este texto

Academia é condenada por negar matrícula de cadeirante

Por Portal Do Holanda

20/06/2024 18h49 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/TJAM
Foto: Divulgação/TJAM
ouça este conteúdo

Manaus/AM - Uma academia foi condenada pela Justiça do Amazonas  por recusar a matrícula de uma pessoa com deficiência (cadeirante) com a justificativa de falta de aparelhos adaptados e pessoal exclusivo para atendê-lo. A empresa vai pagar  indenização no valor de R$10 mil por danos morais.

O homem afirmou que já praticava musculação em outro estabelecimento e que usava os mesmos aparelhos disponibilizados, não sendo preciso qualquer adaptação. Mas mesmo assim, não teve a matrícula realizada e iniciou a ação judicial alegando ter sido vítima de discriminação.

A academia contestou, argumentando que não houve constrangimento e que é necessário que pessoas com deficiência assinem termo de responsabilidade, sendo obrigatória a contratação de um profissional personal trainer, mas que o autor negou-se ao pedido, por já fazer atividade física. 

O magistrado argumentou que ao negar o recebimento da matrícula sob a justificativa de que não dispunha de aparelhos adaptados e profissional exclusivo que atendesse às suas prováveis necessidades, a academia claramente agiu de forma capacitista, julgando-o impossibilitado de praticar atividade física como qualquer outro aluno. Ele frisou que os direitos das pessoas com deficiência devem ser respeitados e que a inclusão e a igualdade sejam efetivamente promovidas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas