Compartilhe este texto

Amazonas acumula 12 casos de leptospirose e FVS orienta municípios para período da enchente

Por Portal Do Holanda

09/04/2025 20h31 — em
Amazonas


Foto: Arquivo/Defesa Civil do Amazonas
Foto: Arquivo/Defesa Civil do Amazonas
ouça este conteúdo

Manaus/AM - A  Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) divulgou, nesta quarta-feira (9), uma nota técnica com orientações aos municípios para atuação no período da enchente. O estado acumula 12 casos de leptospirose em 2025.

A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, informa que entre as orientações da nota técnica está a recomendação para que os municípios atualizem os Planos de Contingência para Inundações, visando uma ação adequada de atenção integral à saúde da população.

Outra medida que deve ser adotada é para ampliação da cobertura vacinal contra Hepatite, Tétano e Raiva, doenças que podem ter maior incidência no período de enchente, devido à contaminação na água e contato com roedores e animais peçonhentos. A ampliação das vacinas também deve ocorrer entre os animais, cães e gatos. Cabe aos municípios, ainda, monitorar e adequar os estoques de imunizantes.

A nota técnica orienta, ainda, ao gerenciamento adequado dos estoques e a distribuição prioritária de hipoclorito de sódio a 2,5%, à população em risco, sobretudo nas áreas rurais. O insumo é utilizado para tratar a água em situação de emergência. É necessário monitorar o controle da qualidade da água para consumo humano no município. Para isso, a FVS solicita que os gestores identifiquem estruturas dos sistemas de abastecimentos de água que possam ser afetados e planeje ações preventivas. Nas situações de comprometimento da qualidade, após resultados das análises, exigir a adoção de medidas para minimizar os riscos à saúde.

Além disso, os gestores devem monitorar as solicitações de transferências de pacientes internados nos hospitais dos municípios para a capital, acompanhar a taxa de ocupação dos leitos municipais com uso de oxigênio medicinal para intervir, caso haja necessidade de transferência e realizar a notificação compulsória dos agravos no sistema de informação oficial.

Mais recomendações - Nesta quarta-feira (09), a FVS publicou alerta epidemiológico para leptospirose, doença causada pela exposição à urina de animais infectados, como ratos, e que pode ocorrer com maior frequência em períodos de alagamento.

De janeiro a março de 2025, foram registrados 12 casos da doença e um óbito. Dos 12 casos, 10 foram em Manaus, um em Guajará e um em Itacoatiara. Em 2024, no ano todo, foram 49 casos e seis óbitos. No mês de janeiro de 2025 foi registrado o dobro da média histórica e, apesar da queda observada em fevereiro e março, as projeções apontam para um novo aumento entre abril e junho, período de maior risco devido às intensas inundações urbanas e rurais.

Diante do cenário de circulação de leptospirose no estado, a FVS emitiu nota técnica orientando sobre a implementação de medidas adequadas nos serviços de atenção ao paciente, incluindo triagem, diagnóstico e tratamento oportuno de casos da doença, evitando casos graves e óbitos.

O documento alerta para que os profissionais de saúde fiquem atentos a possíveis novos casos de leptospirose no Amazonas. Os casos suspeitos ou confirmados são de notificação compulsória imediata de interesse municipal, ou seja, são considerados prioritários devido à sua relevância local.

Confira a nota técnica abaixo

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas