Amazonas analisou mais de 9 mil amostras de água para consumo humano em 2025

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Manaus foram ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano (Vigiagua) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foram analisadas 9.063 amostras de água para consumo humano em 2024. O balanço anual, divulgado nesta quinta-feira (20), destaca o monitoramento contínuo da qualidade da água para consumo humano em municípios do estado.
O monitoramento realizado pela FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), faza o acompanhamento da qualidade da água distribuída à população em 30 municípios do estado que dispõe do programa ativo e operacionalizados pelas Secretarias Municipais de Saúde mediante supervisão e coordenação da vigilância em saúde estadual.

Pesquisa IPEA sobre homicídios no Amazonas pulou etapas
As ações das equipes municipais incluem coleta de amostras em pontos estratégicos, como sistemas de abastecimento de água e fontes alternativas, como poços artesianos e rios, além de serem realizadas análises laboratoriais rigorosas para verificar a conformidade com os padrões de potabilidade vigentes estabelecidas na Portaria GM/MS nº 888/2021.
A análise das amostras inclui a verificação de parâmetros como turbidez, cor, pH e coliformes fecais. Quando são detectadas irregularidades, as ações corretivas são imediatas, com orientações para as autoridades locais sobre os ajustes necessários para a segurança da água consumida.
Nesta quinta-feira (20/03), a equipe de Vigiagua realizou reunião com os municípios participantes do programa em nível municipal, alinhando os indicadores da iniciativa e fazendo um balanço das ações realizadas em 2024.
Ainda durante 2024, a FVS-RCP distribuiu 5,3 milhões de unidades de hipoclorito de sódio a 2,5% para o enfrentamento de problemas com relação à água para consumo humano nos municípios do Amazonas relacionados a aspectos, como a estiagem.

ASSUNTOS: Amazonas