Compartilhe este texto

Amazonas bate recorde por emissão de gases por incêndios

Por Portal Do Holanda

23/09/2024 23h35 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/PF MS

Manaus/AM - O Amazonas bateu recorde com 28 milhões de toneladas de emissões de gases do efeito estufa pelos incêndios, neste ano, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (23), pelo Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus (Cams), da União Europeia.

Além do Amazonas, o Mato Grosso também atingiu um volume recorde com 15 milhões de toneladas. O monitoramento é feito pelo Cams há 22 anos.

De acordo com a Agência Brasil, as emissões das queimadas na Bolívia em 2024 já acumulam o maior volume dos últimos 22 anos: 76 milhões de toneladas.

O Cams informou que as emissões são consideradas fora do comum e que ocorrem devido a graves incêndios nas regiões do Pantanal e da Amazônia.

“A ocorrência destes incêndios florestais pode ser considerada fora do comum, mesmo considerando que julho-setembro é o período em que normalmente ocorrem incêndios florestais na região. As temperaturas extremamente altas que a América do Sul tem experimentado nos últimos meses, a seca prolongada indicada pela baixa umidade do solo e outros fatores climatológicos provavelmente contribuíram para o grande aumento da escala das emissões de incêndios, fumaça e impactos na qualidade do ar”, diz a nota.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas