Amazonas Energia diz que aguarda laudo sobre medidores que cobravam o dobro nas faturas
Manaus/AM - A Amazonas Energia afirmou que vai aguardar o laudo dos seis medidores de energia que apresentaram aumento no dobro na fatura de energia, e se houver mais, para devolver os valores aos consumidores.
"Vamos fazer o cálculo do valor a ser devolvido, se ele já pagou é creditado na próxima fatura, se não a fatura é emitida com desconto", explicou o diretor técnico da concessionária Rodrigo Moreira em coletiva nesta segunda-feira (14).
Ele rebateu ainda a declaração do diretor-presidente do Ipem, Márcio Brito, sobre 25 mil aparelhos apresentarem problemas e marcarem o consumo de energia de forma incorreta.
"Os 25 mil medidores foi o volume total de medidores que o Ipem avaliou, não necessariamente o medidor tenha algum problema. O próprio Ipem divulgou que desses 25 mil medidores, nos últimos 3 anos, 150 apresentaram algum defeito de medição cobrando a mais do consumidor, que foi devolvido para o consumidor", acrescentou Moreira.
"Então esse volume, a maneira como foi divulgada a informação, levou a inferência de que 25 mil medidores com problemas cobraram em dobro".
Ainda segundo o diretor técnico, de 1.100 medidores apenas seis foram constatados erros no mês de janeiro. Do total, 138 estavam medindo um valor menor.
A concessionária explicou ainda que nenhum laudo de medidores é feito pela Amazonas Distribuidora e sim pelo próprio Ipem.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas