Amazonas intensifica combate a mais de 10 mil focos de incêndio
Manaus/AM – Foi intensificado nesta segunda-feira (26) o combate a mais de 10 mil focos de incêndio que atingem o estado, concentrando esforços nas operações Aceiro e Céu Limpo. A ação conta com o apoio de 600 bombeiros, incluindo um reforço de 200 militares enviados para o sul do Amazonas e a Região Metropolitana de Manaus.
Coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o trabalho operacional tem sido crucial para conter as chamas, especialmente após a detecção de 24 focos de incêndio apenas no último final de semana em Manaus. Segundo o subcomandante do CBMAM, Coronel Reinaldo Menezes, a situação exige um grande esforço das equipes. “Estamos reforçando essa operação para que possamos realmente fazer frente a esse inimigo, que são os incêndios ilegais”, afirmou.
As operações de combate ao fogo fazem parte da Tamoiotatá 4, uma força-tarefa que atua na repressão a crimes ambientais. Em menos de quatro meses, órgãos ambientais já aplicaram cerca de R$92 milhões em multas por queimadas ilegais no sul do Amazonas.
O governador Wilson Lima destacou a importância da ação do governo no combate às queimadas. E o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), coronel Vinícius Almeida, disse que nenhuma queimada no Estado do Amazonas é autorizada.
ASSUNTOS: Amazonas