Amazonas registra aumento em casos de SRAG, principalmente em crianças
Manaus/AM - Um novo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) nesta segunda-feira (30) aponta um aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. De acordo com os dados, foram registrados 4.380 casos notificados de SRAG desde o início do ano, com destaque para as últimas três semanas, período em que foram contabilizados 118 novos casos.
Entre os casos de SRAG, 1.787 foram confirmados como causados por vírus respiratórios, sendo o rinovírus o mais prevalente nas últimas três semanas. Crianças com idade entre 1 e 9 anos representaram a maior parte dos casos nesse período, o que acende o alerta para a importância da vacinação e dos cuidados preventivos. Ainda em 2024, foram registrados 83 óbitos por vírus respiratórios.
Nas últimas três semanas (08/12 a 28/12), as faixas etárias mais atingidas foram: de 1 a 4 anos (31,3%); de 5 a 9 anos (18,8%); além de de 40 a 59 anos (18,8%).
A FVS ressalta a importância da adoção de medidas simples, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória, para evitar a transmissão de vírus respiratórios. Além disso, a vacinação contra a Covid-19 e a influenza é fundamental para proteger a população, especialmente os grupos de risco.
Clique para baixar arquivoASSUNTOS: Amazonas