Amazonas registra primeira morte por dengue em 2025 no interior

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A primeira morte por dengue em 2025 no estado do Amazonas foi registrada no município de Jutaí, conforme o informe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). A vítima, um homem de 64 anos, apresentou sintomas como febre, dores musculares e articulares, e evoluiu com gravidade, mesmo após atendimento médico. Até o dia 27 de março, o estado registrou 5.743 notificações de arboviroses, incluindo dengue, chikungunya, febre de Mayaro e zika.
No primeiro trimestre deste ano, os casos de dengue aumentaram 77,3% em comparação ao mês anterior, totalizando 1.694 ocorrências no período. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o estado atravessa a sazonalidade da dengue, com tendência de aumento de casos. Em resposta, a fundação emitiu orientações para intensificar ações de controle do mosquito Aedes aegypti nos municípios do interior.
Além disso, a fundação está monitorando os quatro sorotipos do vírus da dengue, incluindo o Tipo 3, considerado um dos mais virulentos, que retornou ao Amazonas após 15 anos. Autoridades recomendam atenção aos sintomas da doença e reforçam medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas