‘Ampliando Horizontes’ têm 18 turmas online em Manaus
Manaus/AM – O Programa Ampliando Horizontes (PAH), da Prefeitura de Manaus, segue em atividade, mesmo no período de isolamento social causado pela pandemia de covid-19. Os estudantes de 18 turmas de língua inglesa, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) têm acesso as aulas de forma on-line.
As aulas iniciaram no dia 24 de março, a partir de diversas ferramentas, como os aplicativos de conversa Zoom, Hangout Meet, WhatsApp, Google Classroom. Outras ferramentas utilizadas são as plataformas Duolingo, Jetstream e Eleteca. A continuidade do ensino foi acordada com os estudantes através dos grupos das turmas.
De acordo com a coordenadora do PAH da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Suellen Barros, a partir das plataformas virtuais, em especial as de videoconferência, foi possível maior interação entre os participantes. “Neste momento de pandemia da covid-19, a tecnologia tem sido a primeira aliada do processo de ensino e aprendizagem. A partir dela, pudemos dar continuidade às aulas remotamente e tivemos um feedback das aulas muito significativo”, explicou.
Cinthia Bastos Saboia, professora de língua portuguesa da rede municipal de ensino e aluna de espanhol do PAH, mencionou que as aulas são dinâmicas e têm ocorrido normalmente, sem perda de carga horária, ou seja, duas vezes por semana, como na forma presencial. “Contamos com o acompanhamento individual do professor que nos envia vídeos e desfaz as dúvidas de exercícios escritos e orais, além de termos ao nosso alcance outros meios digitais. Felizmente, não houve perdas em relação aos conteúdos”, destacou.
Para Cinthia, além da qualificação, a continuidade das aulas permite que a interação com pessoas próximas continue, mesmo com o afastamento físico. “Tem sido uma forma de ver os amigos em tempos de pandemia; de amenizar a dor de perdas; e até de gerar esperança por dias melhores. Em breve, todos iremos nos ver”, concluiu.
Veja também
ASSUNTOS: Ampliando Horizontes, espanhol, inglês, libras, Prefeitura de Manaus, semed, Amazonas