Após doações ao Amazonas, governadores pedem vacinas para Pará e Rondônia
Manaus/AM - Após um acordo entre governadores garantir para o Amazonas, 5% a mais de doses de vacina contra covid. Os estados do Pará e Rondônia pediram que o Ministério da saúde também libere uma remessa extra do imunizante para ajudar no combate à doença.
Isso porque o sistema de saúde dos dois estados também está prestes a entrar em colapso. Vários hospitais já registram falta de leitos e oxigênio, como aconteceu em Manaus.
O governador do Piauí, Wellington Dias, que representa o Fórum de Governadores, explica que os estados criaram uma espécie de fundo de reserva ao doar 5% de suas doses para situações especiais. Ele defende que os estados recebam as doses, uma vez que o Amazonas já foi beneficiado com quantidade suficiente para imunizar 20% de sua população.
Ele também chama a atenção para a proximidade do Pará e de Rondônia com o Amazonas, o que aumenta o risco de a cepa encontrada aqui está se disseminando pelos vizinhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas o governador do Piauí acredita que a liberação vai acontecer como uma espécie de "política nacional".
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas