Compartilhe este texto

Atingida pela cheia, Boca do Acre recebe ajuda humanitária

Por Portal Do Holanda

26/04/2025 10h58 — em
Amazonas


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
ouça este conteúdo

Manaus/AM - O Governo do Amazonas, liderado pelo governador Wilson Lima, intensificou neste sábado (26) as ações de apoio aos municípios afetados pela crescente cheia dos rios. Na sede da Defesa Civil do estado, o governador acompanhou o envio de uma significativa remessa de ajuda humanitária destinada a Boca do Acre, localizada a mais de mil quilômetros de Manaus, no sul do estado. A operação visa amparar cerca de 2 mil famílias que enfrentam dificuldades devido à elevação das águas.

Durante a supervisão do carregamento, Wilson Lima reafirmou o compromisso do governo estadual em fornecer assistência imediata às comunidades impactadas. "Nós temos uma programação desde o início do ano para que, em caso de dificuldades ou emergência por conta da cheia, pudéssemos dar uma pronta resposta aos municípios", declarou o governador, destacando a colaboração com as prefeituras para a criação de infraestruturas resilientes a eventos climáticos.

A ajuda enviada para Boca do Acre consiste em 2 mil cestas básicas, totalizando 40 toneladas de alimentos, e 200 caixas contendo 6 mil copos de água potável. O transporte será realizado por via terrestre, com a previsão de chegada em até quatro dias, dependendo das condições da BR-319. Este é o quarto município a ser contemplado pela Operação Cheia 2025, que já beneficiou Manicoré, Apuí e Humaitá, todos severamente afetados pela subida dos rios na calha do Rio Madeira. O secretário executivo da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, ressaltou o planejamento estratégico do governo para atender prontamente as famílias necessitadas em toda a região. O prefeito de Boca do Acre, Frank Barros, e vereadores do município acompanharam o envio dos insumos.

Além dos mantimentos, o Governo do Amazonas também enviou, na sexta-feira (25/04), 72 kits de medicamentos e insumos de saúde para Boca do Acre e outros seis municípios atingidos pela cheia, com o objetivo de atender mais de 35 mil pessoas. Para monitorar de perto a situação da saúde nas áreas afetadas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) implementou um Painel de Bordo em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP). Até o momento, a cheia já impactou mais de 29,6 mil famílias em todo o estado, totalizando cerca de 118,4 mil pessoas. Dos 62 municípios amazonenses, 12 estão em Situação de Emergência, 14 em Alerta e 36 em Atenção. A Operação Cheia 2025, que teve início em janeiro com a criação de um comitê permanente, segue atuando em diversas frentes para mitigar os impactos da cheia, com o governo estadual buscando apoio também do Governo Federal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas