Audiência pública na Aleam discutirá tratamento de diabetes
Manaus/AM - A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, no dia 11 de novembro, uma audiência pública com o Movimento dos Diabéticos do Amazonas e o Vozes do Advocacy, para discutir melhorias no Protocolo de Atendimento de diabéticos no estado, incluindo a proposta de introdução de sistemas de monitoramento contínuo de glicose para crianças.
A audiência se torna urgente diante de dados alarmantes do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, que revela que o Brasil possui 16 milhões de diabéticos, com aproximadamente 50% dos adultos entre 20 e 79 anos sem diagnóstico. Além disso, um estudo nacional aponta que 76% dos diabéticos apresentam controle glicêmico inadequado, resultando em 12.639 amputações de membros inferiores em 2021.
Entre os participantes confirmados estão a presidente do Movimento dos Diabéticos do Amazonas, Ednilza Guedes, e a coordenadora do Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, Vanessa Pirolo, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.
O evento ocorrerá no Plenário Ruy Araújo, na Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, e busca soluções concretas para melhorar o tratamento e a qualidade de vida dos diabéticos no estado.
ASSUNTOS: Amazonas