Bancada do Amazonas se une a favor da reforma tributária na Câmara dos Deputados
Manaus/AM - A reforma tributária foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17), com 324 votos a favor e 123 contra. O projeto, que estabelece a unificação de impostos e cria o "imposto do pecado", agora segue para análise do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.
O texto aprovado regulamenta a criação de novos tributos, como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). Além disso, a reforma prevê a isenção de impostos sobre medicamentos e alimentos da cesta básica, um ponto importante para o alívio da carga tributária sobre itens essenciais. A aprovação da proposta é considerada um marco para o governo, que busca simplificar e modernizar o sistema tributário nacional.
No Amazonas, a bancada federal se uniu em apoio à reforma. Todos os deputados votaram favoravelmente ao texto, que preserva os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). Os parlamentares que se manifestaram a favor da proposta foram: Amom Mandel (Cidadania), Adail Filho (Republicanos), Alberto Neto (PL), Átila Lins (PSD), Sidney Leite (PSD), Fausto Santos Jr. (União), Saullo Vianna (União) e Silas Câmara (Republicanos).
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas