Compartilhe este texto

Barcos podem ter técnicos de saúde a bordo

Por Portal Do Holanda

14/02/2014 7h37 — em
Amazonas



Projeto de lei do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD), em tramitação na Casa, torna obrigatória a presença de pelo menos um profissional treinado em primeiros socorros, para oferecer atendimento adequado aos tripulantes e passageiros das embarcações comerciais, que operam nas linhas de transporte fluvial dentro do Estado do Amazonas.

O deputado Josué Neto justifica a necessidade desse tipo de atendimento, tendo em vista os vários problemas de saúde que acontecem durante as viagens e que são atendidos pelos próprios passageiros ou tripulantes, uma vez que não existe a obrigatoriedade de profissionais de saúde nas embarcações.

Atualmente, quando acontece qualquer problema de saúde numa embarcação, em viagem, o comandante precisa chegar até o município mais próximo para prestar socorro. “Pequenos problemas de saúde como enjoos, desmaios e pressão alta, ou até mesmo problemas estomacais, requerem um profissional qualificado para o atendimento, que pode inclusive salvar a vida do paciente durante uma emergência em viagem”, analisa Josué Neto.

Um detalhe importante do projeto de pei do deputado Josué Neto é que ele obriga a presença do profissional de saúde em qualquer embarcação que transite no Estado ou pelo Estado, o que amplia o seu alcance na questão da segurança de tripulantes e passageiros para barcos oriundos de outros Estados e dos países fronteiriços.

Foto: Eustáquio Libório


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: barco, cuidados médicos, navegação, Política, saúde, Manaus, Amazonas, Justiça & Direito

+ Amazonas