Bombeiros são autorizados a andar armados no Amazonas
Manaus/AM - Em decreto assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), foi autorizado o porte de arma para Bombeiros Militares do Estado, com a criação da Carteira de Identidade Militar. Os bombeiros da reserva e os reformados também terão o direito de andar armados.
“Fica instituída a Carteira de Identidade Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, documento individual e intransferível, de fé pública e validade em todo território nacional, assegurando, ao seu portador, porte de arma de fogo, nos termos da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, e do Decreto Federal nº 9.847, de 25 de junho de 2019”, trecho do decreto.
O posse de arma só será concedido para quem possuir diagnóstico de saúde mental, sendo negado o porte para quem possuir alguma doença psiquiátrica ou psicológica. Os bombeiros inativos terão de realizar testes de validação a cada dez anos.
A carteira de cada profissional vai informar se ele tem autorização ou não para o porte da arma que terá validade para todo o território nacional. Vai perder o direito a andar com a arma de fogo o bombeiro que for demitido, perder o posto ou patente, por indisciplina, deserção, morte, extravio ou exclusão.
Confira o decreto:
Clique para baixar arquivoASSUNTOS: bombeiros amazonas, bombeiros andar armados amazonas, governo amazonas, porte arma bombeiros amazonas, SSP-AM, wilson lima, Amazonas