Cade aprova compra da Amazonas Energia pelos irmãos Batista sem restrições

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da distribuidora Amazonas Energia pelos investidores Futura Venture Capital e Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia Milão, ambos ligados ao Grupo J&F, controlado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista. A transação, que gerou polêmica e chegou a ser contestada na Justiça, agora segue sem impedimentos.
A Amazonas Energia, operada pela Oliveira Energia, enfrenta sérias dificuldades financeiras, levando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a sugerir a caducidade da concessão. A compra foi possível após a Medida Provisória 1.232/24, de junho, que facilitou a transferência de controle, oferecendo condições mais atraentes para os investidores.

Anúncio de pré-candidatura de Omar Aziz antecipa debate e mobiliza partidos
A negociação da Amazonas Energia foi facilitada após a J&F, por meio de sua geradora Âmbar, adquirir termoelétricas da Eletrobras, que são fornecedoras e grandes credoras da distribuidora. O interesse na compra se consolidou após a edição da MP, com a proposta final sendo apresentada em sequência.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas