Cai número de roubos em transporte público, segundo SSP-AM

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Manaus alcançou, no primeiro trimestre deste ano, o menor índice de roubos ao transporte público dos últimos oito anos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), houve uma redução de 83% nas ocorrências em comparação com o mesmo período de 2018. A queda é atribuída a ações ostensivas da Polícia Militar (PMAM) e a investigações conduzidas pela Polícia Civil (PC-AM).

O' homem bomba' liberado em audiência de custódia e o preço que a sociedade pode ter que pagar
O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou que os resultados refletem a estratégia planejada pelo governo do Amazonas, por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Segundo ele, a criação de núcleos investigativos, como o Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), fortaleceu o trabalho policial e permitiu avanços no combate a crimes.
De acordo com o levantamento da SSP-AM, em 2018 foram registrados 770 casos de roubos em ônibus em Manaus. Nos anos seguintes, os números caíram progressivamente: 476 em 2019, 473 em 2020, 472 em 2021, 348 em 2022, 295 em 2023 e 233 em 2024. Em 2025, no primeiro trimestre, foram contabilizados 130 registros.
A integração das forças de segurança, com rondas ostensivas em ônibus e rotas do Distrito Industrial, também foi apontada como fundamental para a redução dos crimes. Segundo o subcomandante-geral da PMAM, Thiago Balbi, operações como Catraca e Rota Segura intensificaram a presença policial, especialmente durante a madrugada, e contribuíram para o aumento da sensação de segurança entre os usuários do transporte coletivo.
As ações do Nurcc resultaram ainda na desarticulação de mais de oito grupos criminosos e na prisão de cerca de 50 suspeitos. "Chegamos a um impressionante número, com uma redução de 83% em comparação com o primeiro trimestre de 2018. Vamos seguir trabalhando para diminuir ainda mais esse índice e garantir mais segurança para a população", afirmou o delegado Bruno Hitotuzi, que comanda interinamente o núcleo investigativo.

ASSUNTOS: Amazonas