Câmeras filmaram servidor da Seas fazendo compras com cartões do Auxílio Estadual
Manaus/AM – O servidor da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Glaucio Serrão da Silva, 47, preso na “Operação Auxilium”, da Polícia Civil, por aplicar golpe de R$ 37 mil, desviava cartões do Auxílio Estadual para uso próprio.
O homem era responsável pela entrega dos cartões e se aproveitou do cargo para cometer o crime. Glaucio chegou a ser filmado em comércios usando os cartões das vítimas. Segundo o delegado Bruno Fraga, o crime foi descoberto depois que beneficiários registraram denúncia junto a Seas, afirmando que nunca receberam os cartões do benefício.
“Essas pessoas reclamaram da demora do recebimento da segunda via ou da própria primeira via. Houve a notícia crime por parte das Seas à Polícia Civil e essa colaboração foi imprescindível para que nós tivéssemos sucesso nessa operação. Agora, ele vai responder pelo crime de peculato”.
A princípio, duas vítimas, de São Gabriel da Cachoeira e Novo Airão, informaram sobre a situação. Posteriormente outros beneficiários também registraram o mesmo problema. A Seas descobriu então que os cartões delas teriam sido desbloqueados em Manaus.
Com a investigação em curso, a polícia descobriu que os cartões das vítimas estavam sendo utilizados em estabelecimentos comerciais, todos localizados próximos à casa do acusado.
“Ele usava no entorno da região da casa dele, e esse é mais um elemento que permitiu que nós chegássemos até câmeras de segurança. Nós temos inclusive as imagens de momentos em que ele fazia as compras em mercados aqui da cidade de Manaus, o que foi confrontado com o extrato dos cartões (...) Ele externou que realmente havia utilizado indevidamente os cartões desses beneficiários, que não estavam na posse do cartão justamente pelo desvio cometido por ele", explica o delegado.
Já chega a 12 o número de vítimas do suspeito. Todas são moradoras de municípios no interior do Amazonas.
“Como ele tinha todo o acesso aos sistemas e conhecia todo o funcionamento, conseguiu fazer os desbloqueios desses cartões e ficar de posse deles, ressalta a secretária da Seas, Kely Patrícia.
"Ele está na Seas mais ou menos desde 2021, e ficava na coordenação do auxílio estadual. Depois, em meados de maio de 2024, ele foi para um outro setor, por uma demanda da Seas. No decorrer de tudo isso, a gente descobriu os desvios e fez o devido afastamento”, diz Kelly.
O homem foi preso e deve passar por audiência de custódia na tarde de hoje. Ele vai responder por peculato e deve se definitivamente desvinculado da pasta onde trabalhava.
Sobre as vítimas que tiveram os cartões utilizados por Glaucio, a secretária da Seas afirmou que todas receberam os valores sem qualquer prejuízo. “Elas receberão a segunda via com a carga devida do período de uso, então nós vamos entrar em contato com essas pessoas para fazer a entrega dos cartões devidamente carregados”, garante a secretária.
ASSUNTOS: Amazonas