Carnaval 2016 teve menos violência, informa SSP-AM
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou, na quarta-feira (10), o balanço das ocorrências no período do Carnaval 2016, desde a última quinta-feira (4) até as 6h de de quarta-feira. No geral, os homicídios reduziram 13% e não foi registrado nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte).
Durante o fim de semana e Carnaval, os órgãos que compõem o Sistema de Segurança (Polícias Civil, Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas e Corpo de Bombeiros) atuaram em ações integradas para reduzir a criminalidade, com cerca de 3 mil servidores. As ações foram monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Amazonas (CICC-R).
Prisões em flagrante
No total, foram registradas 132 prisões em flagrante, a maioria pelos crimes de roubo, furto e tráfico de drogas. Houve ainda nove flagrantes por embriaguez ao volante. Nesse período, de acordo com o delegado-geral Raimundo Acioly, as delegacias tiveram efetivo reforçado, principalmente, nos locais de grande aglomeração de pessoas. Nos eventos do Sambódromo, a Polícia Civil atuou com a sua unidade móvel, além de reforçar as ações ostensivas com os grupos táticos, dentre eles o Grupo Fera.
Armas apreendidas e veículos recuperados
Dezoito armas de fogo foram apreendidas desde quinta-feira passada, durante ações de policiamento ostensivo da Polícia Militar. Também foram recuperados 38 veículos e registradas 56 ocorrências envolvendo casos de uso, porte e tráfico de drogas.
Menos homicídios no Carnaval 2016
Comparado ao mesmo período de 2015, a SSP-AM informa que os homicídios reduziram 13%. Foram registrados 14 casos neste ano contra 16 em 2015 e 18 em 2014. A maioria por arma de fogo, em seguida armas brancas. Não houve registro de latrocínio durante o Carnaval, de acordo com a SSP-AM. Trânsito Lei Seca
De acordo com o Detran-AM, 421 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, em descumprimento da Lei Seca. Outros 27 estavam embriagados, mas se recusaram a fazer o teste do bafômetro. O órgão também flagrou 123 pessoas flagradas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo 80% menores de 18 anos. No total, 525 veículos foram apreendidos, a maioria motocicletas e ainda carros com “Paredões de Som”.
Mortes e acidentes de trânsito
O número de vítimas fatais no trânsito de Manaus durante o Carnaval neste ano caiu de 11, em 2015, para cinco, em 2016, cerca de 55%. A SSP-AM também registrou redução nos acidentes de trânsito com vítimas lesionadas nesse ano, comparado com 2015. Foram 115 neste ano contra 139 em 2015, redução de 17%.
Corpo de Bombeiros atuou em socorro a vítimas
O Corpo de Bombeiros atuou com efetivo reforçado durante o período do Carnaval, atendendo principalmente ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas presas em ferragens e casos de mal súbito gerado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Foram cerca de 110 no total.
Veja também
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas, carnaval 2016, crime, homicidio, Manaus, segurança, Amazonas