Centro de Artes da UFAM recebe curso gratuito sobre ‘execução de exposição’
Manaus/AM - ‘Planejamento, produção e execução de exposição’- esse é o tema da formação que será ofertada, de forma gratuita, no período de 07 a 16 de janeiro, pelas artistas e produtoras culturais Gisele Riker e Hadna Abreu, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.
“A proposta do curso é evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma mostra de arte ao tratar da complexidade deste trabalho e das etapas necessárias para que uma exposição aconteça. Nos oito encontros presenciais propostos, trataremos de assuntos como Projetos de Exposição; Funções do produtor de exposição; Comunicação direcionada para a área cultural; Leis de acessibilidade e adequação do espaço; Projeto Expográfico; Logística e Montagem das obras; Ações educativas em exposições; Desmontagem da exposição e muito mais.” Afirma Gisele Riker, artista visual, gestora e idealizadora do curso.
Ao longo da jornada de aprendizagem serão introduzidas questões presentes no universo da pré-produção, produção e pós-produção de uma exibição de artes, por meio de aulas presenciais expositivas, depoimentos, vídeos, leituras, vivências e atividades, com conteúdo programático voltado para estudantes de arte, agentes e mediadores culturais, produtores, curadores, artistas, educadores culturais e interessados em adquirir conhecimento nas etapas da produção, planejamento e execução de uma exposição.
As inscrições foram um sucesso. Em menos de 48h, após a divulgação e liberação na plataforma even3.com.br todas as vagas foram preenchidas, e as inscrições encerradas, alcançando o número total de 60 participantes. que serão distribuídos em turmas diferentes.
As ministrantes do curso são amigas e parceiras de trabalho, de longa data, que dessa vez, decidiram se unir para compartilhar com o público, suas vivências artísticas e profissionais, bem como processos criativos, bastidores de exposições, conhecimentos técnicos e dicas para o êxito no processo de planejamento, produção e execução de uma exposição, seja ela de artes visuais ou não, permanente ou temporária, individual ou coletiva, temática, comemorativa etc.
ASSUNTOS: Amazonas