Cooperativa transforma garrafas pet em vassouras ecológicas em Manaus
Quinze moradores do bairro Novo Israel, zona Norte da cidade trocaram as linhas de produção das fábricas do Pólo Industrial de Manaus para formar a Cooperativa Vassoura de Pet (VAPET), que produz vassouras ecológicas.
A fábrica funciona em um salão da Igreja de Santa Mônica. As garrafas de pet, que tinham o lixo como destino, em alguns minutos, transformam-se em vassouras que duram mais de um ano.
Para garantir a fabricação, o recolhimento das garrafas é realizado pela própria comunidade que organiza gincanas para juntar material reciclável.
Após o recolhimento do material a fabricação das vassouras passa por algumas etapas.
Primeiro é realizada a limpeza do material. Uma equipe retira os rótulos e tampas das garrafas. Outro grupo retira o fundo do produto. O pet é desfiado por uma máquina que o transforma em tiras de plásticos prontas para serem amarradas.
Aos poucos, a vassoura é confeccionada. O produto final é vendido ao preço de R$ 2,70 a unidade.
“É uma vassoura muito boa, dura bastante e se for comparar com as de cipó, elas apresentam melhor qualidade. Tenho certeza que venderei tudo porque o preço também melhorou”, detalhou Carlos.
“Uso tanto fora quando dentro de casa. O bom é que basta lavar que está pronta para ser usada novamente. Antes eu comprava vassouras de dois em dois meses”, disse Adélia Castro.
NULLASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil