Compartilhe este texto

Covid: MS pressiona prefeitura de Manaus a distribuir remédios sem eficácia

Por Portal Do Holanda

12/01/2021 9h34 — em
Amazonas


Ministério da Saúde recomendou medicamento para 'tratamento precoce' da doença. Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde está pressionando a Prefeitura de Manaus a distribuir remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina e ivermectina, no tratamento precoce de pacientes com a doença.

Em ofício encaminhado ao Executivo municipal na sexta-feira (8), o Ministério da Saúde pede autorização para visitar as Unidades Básicas de Saúde destinadas ao tratamento do coronavírus nesta segunda-feira (11) "para que seja difundido e adotado o tratamento precoce como forma de diminuir o número de internamentos e óbitos decorrentes da doença".

No documento, conforme apurou o jornal Folha de São Paulo, o órgão classifica de "inadmissível" a possibilidade de recusar a medicação. Enquanto isso, Manaus enfrenta grave crise na oferta de leitos e de oxigênio a pacientes, além de acelerado número de mortes por Covid-19.

"Aproveitamos a oportunidade para ressaltar a comprovação científica sobre o papel das medicações antivirais orientadas pelo Ministério da Saúde, tornando, dessa forma, inadmissível, diante da gravidade da situação de saúde em Manaus a não adoção da referida orientação", diz trecho do ofício.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe, informou que a medicação ainda não chegou a Manaus. A secretária afirmou que distribuirá medicamentos com eficácia comprovada por estudos científicos e que tenham sido aprovados por conselhos regionais e federais de medicina.

Fraxe, por outro lado, disse que a busca por esses medicamentos é compreensível neste momento crítico.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas