Compartilhe este texto

Da UEA a hospitais, relembre obras deixadas por Amazonino Mendes

Por Portal Do Holanda

12/02/2023 9h55 — em
Amazonas


Amazonino Mendes morreu aos 83 anos - Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - Três vezes prefeito de Manaus e quatro vezes eleito governador do Amazonas, Amazonino Mendes deixou um legado em obras no estado. Em 1998, Amazonino inaugurava o HPS João Lúcio, na Zona Leste, mas além do “Gigante da ZL”, Negão, como ficou popularmente conhecido, fez outras importantes obras.

Certamente o maior legado de Amazonino foi o compromisso com a educação ao investir na criação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Foi ele quem criou o primeiro Centro de Inclusão Digital Indígena, que trabalha na formação de professores indígenas e já beneficiou mais de 57 mil alunos.

Além do Hospital João Lúcio, outras grandes obras de Amazonino estão: o Hospital 28 de Agosto, Hemoam, Fundação de Medicina Tropical, Hospital Francisca Mendes, Fundação FCecon, Hospital Dr. Fajardo, assim como Caimis e outras 47 unidades de saúde no interior.

Mazoca também deixou como legado o Bumbódromo de Parintins, que reúne anualmente milhares de turistas para o Festival Folclórico.

Amazonino Mendes morreu neste domingo (12) aos 83 anos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas