Defensoria pede habeas corpus coletivo de detentos com Covid-19 no Amazonas
![Foto: Divulgação](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-992339-imagem-foto-1amazonas.jpeg)
Manaus/AM - A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) ingressou com pedido de habeas corpus coletivo para que detentos da Unidade Prisional de Tefé diagnosticados com Covid-19 sejam colocados em prisão domiciliar. Cinco presos já foram infectados pelo vírus e Tefé é o 3º município do interior do Amazonas com mais casos da doença, registrando 1.319 confirmações e 49 óbitos, até ontem.
O pleito das defensoras e do defensor público do Polo da DPE-AM no Médio Solimões se estende aos presos que estavam na mesma cela dos contaminados, além dos detentos em grupo de risco para a doença. Caso seja acatado pela Justiça Estadual, o habeas corpus coletivo também pode alcançar presos provisórios, em especial os que tiveram a prisão decretada durante a pandemia, e pessoas acusadas ou condenadas por crimes sem violência ou grave ameaça.
As prisões domiciliares perdurariam conforme a duração da pandemia. Segundo o defensor público Lucas Matos, o risco de contágio e a proteção da saúde da população e dos próprios presos é a principal motivação para o pedido. A Unidade Prisional de Tefé tem, atualmente, 53 presos.
Justiça
O pedido de habeas corpus coletivo será julgado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas. Antes da ação coletiva, a Defensoria Pública do Estado já havia ingressado com pedidos de prisão domiciliar para três presos infectados pelo coronavírus que tinham decisões do Judiciário Estadual. A Defensoria Pública da União (DPU) fez o mesmo para um detento com decisão da Justiça Federal.
No habeas corpus coletivo, a DPE-AM também pede a concessão de liminar para impedir as transferências dos presos de Tefé entre comarcas, enquanto durar a pandemia. A ação é assinada pelo defensor público Lucas Matos e pelas defensoras Márcia Mileni, Saelli Miranda, Thais Corrêa, Carine Possidônio e foi protocolada neste domingo (24).
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Amazonas, habeas corpus, prisão, prisão domiciliar, Tefé, Amazonas