Deputada Rebecca Garcia visita centro de pesquisas da Embrapa Amazônia
A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus) recebeu, nesta segunda-feira, 17, a visita da deputada federal amazonense Rebecca Garcia, que conheceu de perto as pesquisas desenvolvidas pela unidade. Durante a visita, uma palestra institucional apresentada pelo chefe-geral Luiz Marcelo Brum Rossi, demonstrou à parlamentar um panorama amplo sobre a atuação da empresa, explicando desde a composição do quadro de pessoal e estrutura física no Amazonas, até as suas principais áreas de trabalho e temas estratégicos.
Após a apresentação – que abordou pautas como piscicultura, seringueira, dendeicultura, mandioca, integração Lavoura-Pecuária-Floresta, silvicultura, produção de grãos, plantas medicinais, guaraná, cupuaçu e banana, entre outros – a deputada se disse disposta a defender “o trabalho sério desenvolvido pela Embrapa no Amazonas”.
Rebecca Garcia já destinou recursos em emendas parlamentares na ordem de aproximadamente R$ 1,3 milhão para a empresa no Amazonas, entre os anos de 2009 e 2014. Conforme a parlamentar, as tecnologias desenvolvidas na Embrapa precisam, cada vez mais, ser colocadas em prática pelo agricultor. “Temos potencial para o mundo”, destacou, ao se referir à importância das pesquisas realizadas na Amazônia.
A deputada garantiu a articulação política com os governos federal e estadual para buscar mais recursos que estimulem o trabalho de pesquisa da Embrapa Amazônia Ocidental. Rebecca ainda destacou que vai apresentar, na Câmara Federal, um requerimento solicitando a realização de um seminário para debater a economia do setor primário no Amazonas e as ações e tecnologias elaboradas pela Embrapa como alternativas econômicas.
“É preciso que se construa uma política pública em cima das soluções da Embrapa, principalmente voltadas para desenvolver o setor primário e o interior do Estado. Sabemos que isso não é uma ação imediata, mas é preciso que haja compromisso e os projetos precisam ser de Estado. Ou seja, precisam ser pensados a longo prazo, em 10 e 20 anos. São propostas que passam pela educação, com a construção de escolas técnicas e agrícolas para que as crianças do interior já tenham uma alternativa desde cedo”, disse Rebecca.
Conforme o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, a visita foi positiva. “A ideia foi apresentar para a deputada as nossas tecnologias, o que fazemos e como temos atuado nestes últimos 40 anos no Estado do Amazonas”, resumiu Rossi.
Foto: Felipe Rosa
ASSUNTOS: embrapa, Rebecca Garcia, Secundário, visita, Amazonas