Dia dos Avós tem programação virtual produzida nos centros de convivência
Manaus/AM - A pandemia da covid-19 impôs novas maneiras para comemorar datas e no caso do Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, não será diferente. Mesmo com o isolamento social, essa parcela da população será homenageada pelos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e do Idoso (Ceci), espaços administrados pelo Governo do Amazonas por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Toda a programação será realizada online por meio das redes sociais.
Visando reforçar laços de afeto e criar maneiras de homenagear pessoas tão ilustres e cheias de histórias, os CECFs e o Ceci criaram uma programação voltada à valorização dos avós por conta da experiência de cada um deles. Para tanto, serão realizadas lives e produzidos vídeos e fotografias que serão postados no Facebook. Além disso, vão ser contadas histórias de vida de avós e avôs pelos próprios netos e bisnetos.
O isolamento social não pode se traduzir num isolamento emocional. Foi pensando nisso que a Seas manteve ativo, nesse período de pandemia, as relações entre os centros e seus usuários como forma de minimizar esse afastamento. Mesmo com os centros fechados para o atendimento ao público, continuamos esse trabalho por telefone, videoconferência, lives, inclusive, já retornamos as visitas domiciliares, disse a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Seas, Selma Costa.
Convivência harmoniosa
A diretora destacou a importância de homenagear os avós, considerados primordiais para o equilíbrio familiar. A convivência deles com os netos e bisnetos será mostrada por meio de fotos e vídeos que serão postados nas redes sociais de cada Centro Estadual. A relação entre avós, netos e bisnetos é importante no âmbito familiar, e isso deixa tanto os idosos mais felizes, com a sensação de proteção, como as crianças, mencionou.
Veja também
ASSUNTOS: Ceci, centros de convivência, dia dos avós, programação virtual, Amazonas