Dom Leonardo Steiner, de Manaus, está entre os cardeais aptos a eleger novo papa

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Dos oito cardeais brasileiros no Colégio de Cardeais do Vaticano, sete têm direito a voto no próximo conclave, incluindo Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus. O conclave, que decidirá o sucessor do papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21), conta com 252 cardeais, dos quais apenas 135 podem votar. Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida do Norte, não pode votar devido à idade, mas participa das discussões e é elegível.
Dom Leonardo Steiner, nomeado cardeal em 2022 pelo papa Francisco, é conhecido por sua atuação na Amazônia e por destacar a importância da região para a Igreja Católica. Ele se junta a outros cardeais brasileiros aptos a votar, como Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo; Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para Institutos de Vida Consagrada; e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo primaz de Salvador. Os demais são Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre; e Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
Esses cardeais brasileiros terão papel importante na escolha do novo líder máximo da Igreja Católica, em um momento de desafios internos e externos para a instituição. A decisão do conclave será crucial para definir os rumos da Igreja nos próximos anos.

ASSUNTOS: Amazonas