EDUCAÇÃO: BID investirá 273 milhões de dólares na ampliação da rede pública estadual do Amazonas
Com o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam), Governo do Estado captou recursos objetivando a ampliação da rede pública estadual de educação.O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) investirá 273 milhões de dólares objetivando a ampliação e otimização da rede pública estadual de educação do Amazonas.Tradicionalmente investindo em projetos de infraestrutura, como no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamin), o Padeam será uma das primeiras ações específicas na área de Educação financiadas pelo BID no Estado.
Por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam), para o prazo de 18 meses, estão previstas ações como: a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), a adaptação de 20 escolas convencionais para o sistema de educação em tempo integral e a expansão do programa Ensino Mediado por Tecnologias (Centro de Mídias) que contará com novos 560 pontos de recepção em comunidades rurais do Amazonas. Somente com estas ações do segmento de infraestrutura e engenharia, a rede pública estadual de educação terá sua capacidade de atendimento ampliada em 33 mil novas vagas.
Os recursos financeiros do programa Padeam também serão investidos na expansão de programas de aceleração da aprendizagem, como na ampliação do programa “Reforço Escolar” que hoje atende a 2 mil alunos e passará a atender 80 mil estudantes com dificuldades de aprendizagem e também no “Projeto Avançar” que, igualmente, passará a atender 80 mil alunos com defasagem idade-série.
Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, os recursos serão investidos também na promoção da capacitação de toda a rede de profissionais da Seduc “a partir da implantação de programa piloto de assistência técnica a professores e de assistência a escolas com baixos índices visando à melhoria dos indicadores educacionais do Estado”.
Participando nesta semana do workshop de arranque do programa Padeam, por meio do qual a equipe de gerenciamento construirá e definirá os cronogramas de trabalho para a execução das primeiras ações previstas para o Estado, o consultor do setor social do BID, João Marcelo Borges, falou sobre a importância estratégica e impacto social do programa de financiamento.
“O programa (Padeam) tem metas ousadas e com ele o BID entra no setor educacional no Amazonas. A partir das ações previstas o programa pretende fortalecer a capacidades dos agentes educacionais e agilizar a capacidade executiva da Seduc, objetivando a melhoria global do sistema de educação do Amazonas”, informou o consultor do BID.
Conforme os representantes do BID, este será um dos primeiros investimentos do Banco especificamente em ações educacionais no Brasil. No Amazonas, o BID foi o financiador do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
ASSUNTOS: Amazonas, BID, Seduc, Amazonas