Compartilhe este texto

Equipe de psicólogos da Ufam faz atendimento online em Manaus

Por Portal Do Holanda

14/04/2020 12h05 — em
Amazonas


Equipe da Ufam tem 15 psicólogos fazendo atendimento online - Foto: Reprodução

Manaus/AM - Quem necessitar de atendimento psicológico pode contar com a inciativa da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam) que está atendendo online com equipe de 15 psicólogos, no horário de das 9h às 12h e das 14h às 19h,  de segunda a sexta-feira, por meio de e-mail ou WhatsApp, conforme normas dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia.    

A procura é espontânea e o atendimento funciona, em ritmo de plantão, a partir da busca dos interessados durante os horários disponíveis. Cada sessão tem duração de até 50 minutos, com flexibilidade no atendimento, e respeita as demandas de cada sujeito. Não é necessário agendamento prévio.

De acordo com o professor Breno de Oliveira, quem precisar de acolhimento psicológico pode entrar em contato durante o plantão de atendimento. “Pedimos, em caso de grande demanda, paciência e informamos que existirão profissionais atendendo, simultaneamente, no mesmo horário. Esse é um trabalho de promoção de saúde mental e acolhimento psicológico no contexto de isolamento”, enfatiza.

A diretora da Fapsi, professora Iolete Ribeiro da Silva, esclarece que no âmbito da Faculdade foi criado um subcomitê como parte das orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “A Fapsi avaliou o contexto e quais as demandas poderiam ser atendidas. Uma das ações é a oferta de escuta psicológica online para a comunidade acadêmica. Esse tipo de acolhimento psicológico se deve em função das pessoas serem, de alguma forma, afetadas pelo isolamento social”, explica.  

A docente lembra que foram mobilizados professores, egressos da graduação e mestrandos, todos psicólogos registrados no Conselho Estadual de Psicologia, para o atendimento. “Há uma mudança na rotina, suspensão das atividades presenciais no trabalho e das aulas e é natural que haja medo, ansiedade, raiva e tristeza no caminho. São sentimentos decorrentes das mudanças que a gente vivencia com a pandemia. Algumas pessoas podem necessitar de um suporte para encontrar alternativas para lidar com as pressões decorrentes deste momento. Para atendimento online, os profissionais disponibilizados à comunidade acadêmica são cadastrados na Plataforma do Conselho Federal de Psicologia e estão aptos para o acolhimento”, finaliza a diretora.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: atendimento online, COVID-19, Manaus, pandemia, Ufam, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas