Ações do Prosamim na Zona Sul
O investimento no Prosamim II é de R$ 220 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do governo do Estado. Além dos conjuntos do Prosamim II, a intervenção na bacia do igarapé do Educandos engloba uma área de mais de 3,5 quilômetros de extensão que vai da Ponte da Rua Maués, no Educandos, até a Rua Valdemiro Lustosa, no bairro do Japiim, nas proximidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Com a segunda etapa do Prosamim, o governo do Estado está revitalizando os igarapés do 40, Cajual, Liberdade, e da Freira, realizando a macrodrenagem e a construção de 150 quilômetros de rede de esgoto. Mais de 2,788 mil famílias que moravam na área já foram indenizadas. Outras 600 estão com o processo de indenização e reassentamento em curso.
A obra engloba ainda o viaduto da avenida General Rodrigo Otávio, a construção de seis pontes ao longo do traçado de intervenção, parques de lazer e a abertura de uma nova via ligando a Manaus Moderna ao Distrito Industrial. “Será possível sair do Distrito Industrial até a Manaus Moderna por uma via expressa, ao tempo que isso também embeleza o igarapé, que tem não só o igarapé central, mas também pequenos afluentes que são objeto de recuperação”.
O Prosamim II está dividido em duas fases. A primeira fase será entregue em março e inclui os dois conjuntos habitacionais e o sistema viário interligando a rua Waldomiro Lustoza a Avenida Silves, no Japiim. A segunda etapa contempla a remoção de casas ao longo da margem dos igarapés e a macrodrenagem e construção do sistema viário a partir da Ponte da Maués interligando a Manaus Moderna até o Distrito Industrial. A previsão de entrega é dezembro de 2014.
Fotos: Chico Batata/Agecom
ASSUNTOS: casa, José Melo, moradia, obras, Prosamim, Amazonas