Exposição “Picassianas Divas de Itamaracá” humaniza trabalhadoras do sexo em Manaus
ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A exposição “Picassianas Divas de Itamaracá”, do artista plástico Jandr Reis, será inaugurada em 12 de março, às 19h, no Mercado de Origem da Amazônia (MOA). Inspirada na icônica obra “Les Demoiselles d’Avignon”, de Picasso, a mostra dá visibilidade às trabalhadoras do sexo da rua Itamaracá, em Manaus. Com curadoria de Cléia Viana, a exposição convida o público a refletir sobre a marginalização dessas mulheres e sua presença na narrativa social e cultural da cidade.

Anúncio de pré-candidatura de Omar Aziz antecipa debate e mobiliza partidos
Aberta à visitação de 13 a 27 de março, a exposição se propõe a desconstruir estigmas e ampliar a discussão sobre a realidade das profissionais do sexo. Para Jandr Reis, a arte serve como ferramenta de ressignificação, conectando a rua Itamaracá à Carrer d’Avinyó, em Barcelona, que inspirou Picasso. O evento conta com apoio do Governo do Amazonas e da Fundação Doimo, sendo realizado em um espaço histórico da cidade, símbolo do ciclo da borracha.
Além de promover a valorização artística, a exposição terá impacto social, com a doação de uma das obras para a Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam). O valor arrecadado ajudará nos projetos de combate ao abuso de álcool e drogas, além do apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. O MOA segue como polo de cultura e inclusão, oferecendo ao público uma oportunidade de imersão na arte e na história da cidade.

ASSUNTOS: Amazonas