Compartilhe este texto

Força-tarefa para combater malária entre os yanomamis inicia no Amazonas

Por Portal Do Holanda

06/03/2023 10h57 — em
Amazonas


Foto: Divulgação FVS-AM

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) integra, a partir desta segunda-feira (6), a força-tarefa nacional para combate e controle da malária entre os Yanomami nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro, na região do Alto Rio Negro.

A iniciativa faz parte do Centro de Operações de Emergência em Saúde - Yanomami (COE-Yanomami), do Ministério da Saúde, do qual a FVS-AM passa a fazer parte. Juntos, esses três municípios somam mais de 7,8 mil indígenas Yanomami, conforme dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

As ações de saúde seguem até 20 de março e destacam o combate e controle da malária, devido essa doença ser uma das principais endemias que afetam os Yanomami na localidade. A estratégia conta, também, com apoio do Distrito Sanitário de Saúde Indígena Yanomami (DSEI Yanomami), em parceria com as demais esferas do governo estadual, federal e municipais.

Malária na terra Yanomami

Em 2022, houve redução de 31% de casos de malária nas terras Yanomami. Foram 6.138 casos de malária registrados de janeiro a dezembro do ano passado. Em 2021, também de janeiro a dezembro, foram 8.913 casos da doença nessas localidades. Os técnicos da FVS-AM também apoiam a execução das ações de prevenção e eliminação da malária nas comunidades indígenas.

A equipe realizará testagem para investigação epidemiológica  e diagnóstico da malária, além de busca ativa dos casos positivos, distribuição de mosquiteiros com inseticidas de longa duração e borrifações nas casas dos indígenas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas