Gêmeas siamesas nascidas em maternidade de Manaus passarão por cirurgia de separação

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - As gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, que nasceram na maternidade Ana Braga, em Manaus, irão passar por uma cirurgia. As meninas foram encaminhadas, nesta quinta-feira (24), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), via programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para Goiânia (GO), onde vão dar continuidade ao tratamento em um centro de referência nacional em cirurgias de crianças com essa condição.

Omar, Braga e o vídeo de Paula Litaiff
As gêmeas chegaram à capital goiana em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea e acompanhadas por uma equipe médica especializada nesse tipo de transferência, além da mãe e da avó materna.
A cirurgia de separação será realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade de média e alta complexidade de Goiânia. O corpo técnico do Hecad conta com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista no procedimento de separação de gêmeos siameses há mais de 25 anos, tempo em que já realizou 22 cirurgias dessa natureza.
“É um caso extremamente complexo, mas é lindamente complexo porque as meninas mantêm uma estabilidade incrível. Estão sem nenhum dispositivo, em ar ambiente, estão em conforto do auxílio e suporte canguru, que é quando tem a proximidade com a mãe”, disse o médico emergencista e coordenador aeromédico, Rodrigo Mascarenhas, sobre o estado de saúde das bebês.
Yasmin e Eliza nasceram, no último dia 9 de abril, na maternidade estadual Ana Braga com uma condição rara denominada siameses tóraco-onfalópagos, o que significa que estão unidas pelo tórax e abdômen. Não há registro desse tipo de parto na maternidade desde a sua inauguração, há 20 anos.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas