Governo divulga plano de vacinação para Manaus e municípios do Amazonas
Manaus/AM - Em meio ao colapso na saúde e críticas nacionais, o governo do Amazonas finalmente apresentou o plano de vacinação para o estado. Segundo o documento, o processo de imunização deve acontecer em quatro fases tendo como grupos prioritários profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.
As vacinas chegarão em Manaus e serão escoltadas pela Polícia Federal até o ponto de armazenamento. Daqui serão distribuídas para os municípios por vias terrestres, fluvial e aérea com prazos diferenciados. Segundo o plano, nas cidades onde é possível chegar por meio de estradas e aeroportos, as prefeituras receberão a dose em até três dias. Já onde o acesso é apenas por meio de rios o prazo de entrega das vacinas é de cinco dias.
Em todo o estado serão 794 salas de vacinação, 495 já existem e funcionam como rede de serviço de saúde diário. O Governo também garante que o estoque de seringas e agulhas já está garantido para a primeira fase do plano de vacinação. Ele afirma que o estoque atual é de 1.097.090 unidades, sendo 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios e devem chegar ainda outros 1,5 milhão de kits do material entre janeiro e março.
Apesar da divulgação do plano, o Governo ainda não divulgou quantas doses o Amazonas irá receber, mas prometeu fazer o anúncio da informação amanhã (18).
ASSUNTOS: Amazonas