Governo do Amazonas destaca redução de acidentes e atendimentos hospitalares no fim de ano
Manaus/AM - O governador Wilson Lima (União Brasil) apresentou, nesta segunda-feira (6), um balanço das ações realizadas nas áreas de segurança pública e saúde durante as festas de Natal e Réveillon. Com a atuação de 2,6 mil agentes em operações de fiscalização e patrulhamento, o estado registrou uma redução de 66,7% nos acidentes com vítimas fatais e 28,5% nos acidentes sem vítimas fatais, aliviando a demanda nos principais hospitais de Manaus.
"Nós tivemos um fim de ano histórico, tanto do ponto de vista da segurança quanto da saúde. Os números são muito positivos, resultado de uma ação conjunta feita com o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, e isso fez com que o número de procura nas unidades diminuísse significativamente", afirmou o governador Wilson Lima.
As operações, realizadas entre 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro a 1º de janeiro, envolveram barreiras estratégicas e policiamento ostensivo em locais de grande movimento, como Ponta Negra e Largo São Sebastião. Além disso, 179 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. Segundo Wilson Lima, o planejamento será repetido no Carnaval, visando ampliar a segurança e reduzir riscos.
Na saúde, o impacto das ações refletiu diretamente nos atendimentos dos prontos-socorros João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto, que registraram redução de 37% nos atendimentos em comparação ao mesmo período de 2023. No Platão Araújo, a demanda por ortopedia caiu 60%, enquanto o HPS 28 de Agosto teve uma queda de 26% na procura por cirurgias gerais. O governo também destacou os avanços no Complexo Hospitalar Sul, com aumento de cirurgias e melhorias na estrutura das unidades.
A Operação Natal Mais Seguro, iniciada em novembro, reforçou o policiamento em áreas comerciais e bancárias de Manaus, contribuindo para a redução de homicídios (-40%) e roubos (-18%) e para o aumento das apreensões de armas (+171%) no período. O governador também enfatizou a reestruturação do Instituto da Mulher Dona Lindu, que ampliou em 40% o número de partos e registrou 123 cirurgias ginecológicas em dezembro, além de ajustes administrativos que fortaleceram o atendimento à população.
ASSUNTOS: Amazonas