Governo do Amazonas entrega obra que liga Betânia e Morro da Liberdade em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta sexta-feira (25) o prolongamento viário que interliga as avenidas Silves e Maués, entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade, na zona sul de Manaus. A obra faz parte de um pacote de intervenções que soma mais de 40 quilômetros de melhorias viárias na capital e tem como objetivo otimizar o tráfego entre o Distrito Industrial e o Centro da cidade. O trecho de um quilômetro é parte das obras remanescentes do Prosamim 2, retomadas a partir de 2019 com o programa Prosamin+.
Durante a cerimônia, Wilson Lima destacou o impacto social da obra e classificou o momento como histórico. “É impressionante a transformação que aconteceu nessa área. Não estamos falando apenas de concreto, mas de dignidade e qualidade de vida para a população”, afirmou o governador. O projeto, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contou com investimento de aproximadamente R$ 113 milhões, com recursos estaduais e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além de melhorar a mobilidade urbana, a obra promoveu o reassentamento de cerca de 1.300 famílias que viviam em áreas de risco, com oferta de indenizações, bônus moradia e auxílio para aluguel. Dois conjuntos residenciais com 96 e 64 unidades habitacionais serão construídos nos terrenos remanescentes da intervenção. A nova via conta com três faixas em cada sentido, sistema de drenagem, rede de esgoto, calçadas com acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.
O projeto também inclui a Estação de Tratamento de Esgoto Raiz, da concessionária Águas de Manaus, que será conectada à rede em expansão entre as comunidades Sharp e Manaus 2000. A estrutura vai beneficiar cerca de 220 mil moradores, abrangendo mais de 50 mil domicílios, e é fruto de acordo técnico com o Prosamin+.
Segundo o governo, a nova ligação viária pode reduzir em até 40% o tempo de deslocamento de caminhões entre o Distrito Industrial e o Porto da Manaus Moderna. “A obra está excelente, desafoga o trânsito e melhora a vida da população”, disse o morador Janssen Cabral, de 58 anos, que vive há quatro décadas na Betânia. A inauguração contou com a presença de parlamentares, prefeitos de municípios do interior, representantes de entidades empresariais e secretários estaduais.
A intervenção integra o maior pacote viário já executado na capital, que inclui o Rodoanel Metropolitano (Rapidão), com trechos já entregues entre 2021 e 2024. Além disso, o governo revitalizou espaços como a Arena Betanhão e o Campo Noroeste, dentro do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). Já o Prosamin+ continua avançando com obras de infraestrutura, saneamento e habitação, com previsão de reassentar 2.580 famílias até 2027.

ASSUNTOS: Amazonas