Governo inicia plano de prevenção contra queimadas em 23 municípios
Manaus/AM - Vinte e três municípios do Amazonas concentrarão as ações prioritárias do Plano de prevenção, controle e combate às queimadas. Eles compõem o grupo de municípios com os maiores registros de focos de calor em 2015, quando o Amazonas teve 15.170 ocorrências, sendo 9.995, no período de setembro a dezembro.
A estratégia é se antecipar ao período de seca e aplicar as ações previstas no plano observando a matriz de responsabilidade de cada integrante do grupo de trabalho contra queimadas. Duas aeronaves serão utilizadas para fazer o monitoramento e fiscalização e para dar apoio às equipes terrestres de resposta aos focos de calor.
O número de brigadistas capacitados para dar resposta imediata às ocorrências deve dobrar este ano. Em 2015 foram formados e equipados mais de 10 mil brigadistas pelo Corpo de Bombeiros. O treinamento de novas brigadas nos municípios mais impactados começou em janeiro deste ano.
Trabalho preventivo - Lábrea foi o município com o maior número de focos de calor no ano passado, com 1.844, seguido de Apuí (1.628) e Manicoré (1.186). A meta é usar a experiência obtida em 2015 para prevenir as ocorrências nessas áreas. Caso ocorram, que haja pessoal capacitado para eliminar os focos de calor antes que se tornem incêndios florestais.
O Sul do Amazonas, na fronteira com o Mato Grosso e Rondônia, bem como o Baixo Amazonas e a Região Metropolitana de Manaus são regiões que preocupam, mas que receberão atenção redobrada.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, municipios, plano, prevenção, queimadas, Amazonas