Hemoam enfrenta falta de sangue após o Natal e convoca doadores
Manaus/AM - Durante esta semana de Natal, o hemocentro Hemoam registrou uma queda nas doações de sangue, com destaque para os tipos O- e O+. A instituição, que precisa de 250 doações diárias para manter os estoques seguros, recebeu apenas 240 voluntários nos dias 23 e 24 de dezembro.
A gerente de captação do Hemoam, Nívia França, explicou que a queda é comum em dezembro devido a diversos fatores, como as festividades, e pediu à população que compareça ao hemocentro. 'Peço aos doadores que podem doar, que estejam saudáveis, que compareçam aqui ao Hemoam porque muita gente precisa dessa doação, visto que nesse período também aumenta a demanda devido a acidentes e outras intercorrências”, destacou.
A direção do Hemoam reforçou que a necessidade de transfusões não diminui durante as festas, incluindo cirurgias, tratamentos oncológicos e atendimentos de emergência.
O Hemoam segue com atendimento normal até sábado (28), das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada, zona centro-sul de Manaus. Para doar, é necessário estar saudável, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Pessoas de 16 e 17 anos podem doar com acompanhamento de um responsável.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas