Hemoam registra baixa nas doações e reforça campanha por voluntários

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está enfrentando baixa no número de doações de sangue após o feriado prolongado e faz um chamado à população para reforçar os estoques e garantir a segurança no atendimento hospitalar.
Mesmo funcionando normalmente durante o feriado de Tiradentes, o hemocentro contabilizou apenas 249 doações entre os dias 21 e 22 de abril, o que representa cerca de metade da meta diária estabelecida pela instituição.

'Nós viemos aqui para beber ou pra conversar?' Beber. E depois a matança...
De acordo com Nívia França, gerente de captação de doadores, é fundamental que a população se mobilize nos próximos dias, especialmente diante da aproximação do feriado do Dia do Trabalhador.
“Tivemos uma redução significativa nas doações e estamos próximos de outro feriado. Por isso, pedimos aos voluntários que procurem o Hemoam e façam sua doação. É essencial mantermos os estoques em níveis seguros para atender a demanda dos hospitais”, alertou.
A falta de sangue compromete o funcionamento de unidades de saúde públicas e privadas, podendo afetar cirurgias, tratamentos oncológicos, atendimentos de emergência e transfusões para pacientes com doenças crônicas.
Quem pode doar
Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto (como RG, CNH ou passaporte). Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados pelo responsável legal. É recomendado estar bem alimentado no momento da doação.
O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas