Hospital Adriano Jorge vai realizar transplantes de rim
Manaus/Am - A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) já iniciou os preparativos para habilitar a Fundação Hospital Adriano Jorge para realização de transplantes de rim. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, participará de reunião nesta terça-feira (26) no Ministério da Saúde para tratar do credenciamento do hospital, para que possa receber recursos para esse fim, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa, segundo ele, é que daqui a três meses seja realizado, na unidade, o primeiro transplante de rim da rede pública de saúde do estado.
Uma das exigências para credenciamento da unidade para realização de transplantes de rim é a capacitação dos profissionais do hospital. Esse treinamento será realizado pela equipe de Hepato do Hospital Bandeirantes, de São Paulo, responsável por realizar transplantes de rins naquele estado e no Acre. A etapa de capacitação, de acordo com Pedro Elias, deverá ser executada em agosto.
Na avaliação do secretário, pelo fato de a FHAJ já ser credenciada para realizar transplante de fígado, não haverá dificuldade por parte do governo federal para habilitar o novo serviço.
No Amazonas, os transplantes são realizados pelo Hospital Santa Júlia, da rede privada, que é credenciada pelo SUS. No ano passado, o hospital realizou 13 cirurgias do tipo.
ASSUNTOS: Amazonas, Hospital Adriano Jorge, Manaus, transplante, Amazonas