Incêndio de grandes proporções atinge área de mata no Iranduba
Manaus/AM - O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está realizando, desde segunda-feira (25), uma força-tarefa para combater um incêndio de grande proporção em área de vegetação no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba. Ao todo, mais de 40 bombeiros estão atuando no sinistro, que atinge uma área de mata de, aproximadamente, três quilômetros de extensão.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, uma força-tarefa foi montada para fazer o deslocamento das tropas, levando em consideração que a área atingida é de difícil acesso.
O comandante-geral pontua ainda que o incêndio é proveniente de ação humana e que o vento somado às altas temperaturas registradas tiveram influência direta na rápida propagação das chamas.
“Tem causa humana. É alguém que passou por aqui, fez uma fogueira de forma negligente ou até mesmo criminosa. Por isso, mais uma vez, a gente pede que em hipótese alguma você faça fogo. O clima está muito propício à propagação de incêndios, então certamente foi atuação de uma pessoa que iniciou isso aqui” reforçou o comandante.
Monitoramento e tratativas
Na manhã desta terça-feira (26), o comandante-geral da corporação realizou uma videoconferência com secretários municipais das pastas de Defesa Civil e Meio Ambiente dos 21 municípios do estado onde estão os maiores registros de focos de incêndio.
“Nós desenvolvemos uma agenda de coordenação integrada com todos os municípios em que o corpo de bombeiros está atuando. Com os secretários de meio ambiente e defesa civil, porque são eles também que estão no fronte de ataque para somar esforços com o corpo de bombeiros e a gente conseguir mitigar esses problemas”, concluiu o comandante.
Dados de ocorrência
Conforme o compilado de dados da Sala de Situação da corporação, entre 12 de julho e 25 de setembro, foram combatidos 1.317 incêndios, sendo 496 casos na capital e 821 registros no interior. Atualmente, o CBMAM possui equipes de bombeiros combatentes atuando em 21 municípios do interior, com maior incidência de ocorrências deste segmento.
ASSUNTOS: Amazonas