Ipem-AM fiscaliza produtos da Páscoa em Manaus e orienta consumidores

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) intensificou a fiscalização de produtos tradicionais da Semana Santa, como ovos de Páscoa, pescados e azeites, em Manaus e na Região Metropolitana. A operação "Páscoa", coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo o país, segue até o dia 14 de abril.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, explicou que a ação visa orientar consumidores, fiscalizar e coletar amostras para análise em laboratório. "É uma operação desencadeada pelo Inmetro desde o dia 7 de abril, voltada para os ovos de Páscoa e itens correlacionados à época, o azeite e produtos pré-embalados na ausência do consumidor, como o peixe. Todos esses itens estão sendo verificados para que o consumidor possa, efetivamente, levar aquilo que está pagando," afirmou Marinho.

Moraes repete Sérgio Moro. No espelho, são iguais
Até o momento, os agentes do Ipem-AM visitaram 20 estabelecimentos e verificaram 1.071 itens, incluindo chocolates, pescados (pirarucu, bacalhau, filé de tilápia e sardinha) e azeites. 300 amostras de ovos de Páscoa e azeite foram coletadas para análise laboratorial, onde serão verificados o peso e a quantidade de volume, para garantir que as informações nas embalagens sejam precisas.
Em caso de irregularidades, os estabelecimentos serão notificados e poderão ser multados em valores que variam de R$ 1,5 mil a R$ 1,5 milhão. Até o dia 14 de abril, uma força-tarefa do Ipem-AM percorrerá supermercados, empórios e lojas de departamento para garantir a qualidade e segurança dos produtos.
O Ipem-AM também orienta os consumidores a verificar se os brindes nos ovos de Páscoa possuem o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária adequada. É obrigatório que as embalagens informem o peso líquido do chocolate, excluindo a embalagem e os brindes. Além disso, os consumidores devem ficar atentos ao tamanho dos ovos, pois a numeração é apenas uma referência do fabricante e não indica necessariamente o peso do produto.
Para dúvidas ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo site https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, ou pelas redes sociais do órgão.

ASSUNTOS: Amazonas