Janot diz que deputados deverão escolher futuro governador do Amazonas
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, emitiu parecer favorável para que as eleições no Amazonas sejam indiretas, ou seja, os 24 deputados escolheriam o novo gestor do Estado e não a população.
Três pedidos foram apresentados ao Supremo Tribunal Federal a respeito das eleições suplementares. Dois foram enviados pelo partido do vice-governador cassado Henrique Oliveira questionando se a decisão deveria afetá-lo, e alegando que o mesmo se separou da chapa de Melo. O PTN também contestou as eleições diretas no Estado, pois estaria em desacordo com a Constituição Federal.
Mesmo questionando a legalidade da eleição suplementar e defendendo a eleição indireta, Janot informou que o STF não deve acatar a nenhuma dos pedidos por terem sido feitos através do processo errado. Para o procurador, os solicitantes deveriam ter usado outro instrumento jurídico para fazer o pedido.
Ainda assim, Janot manifesta sua opinião pelo processo indireto afirmando que o plenário deve optar pelo mesmo, o que deve dividir a Corte quando a matéria for a votação, provavelmente até o dia 5, antes de iniciar o recesso do judiciário. Os processos seguem em tramitação no STF.
ASSUNTOS: Amazonas, eleição suplementar, Amazonas