Jovem com autismo comemora aprovação em vestibular da UEA
Manaus/AM - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) celebrou, nesta sexta-feira (06), a divulgação dos resultados do Vestibular 2024 e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), com a presença de novos calouros. Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a comemoração de Rafaela de Oliveira, 18 anos, que é neurodivergente e diagnosticada com autismo nível 2. Ela foi aprovada no curso de Teatro.
A mãe de Rafaela, Valéria Castro de Oliveira, expressou a emoção ao ver a filha conquistar uma vaga na universidade. “Foram muitos anos de luta para buscar o aprendizado dela, o lugar dela. A inclusão é um processo muito difícil, mas estamos muito orgulhosos dessa conquista mais que especial", afirmou Valéria.
Rafaela, por sua vez, não escondia a felicidade. "Minha família toda estava torcendo por mim e fico muito feliz em dar essa notícia a eles. Estou muito alegre. Estou entrando na UEA para realizar o curso dos meus sonhos”, disse.
Números
Nesta edição, a UEA ofereceu 3.954 vagas, sendo 1.641 vagas no Vestibular e 2.313 vagas no SIS, distribuídas em 57 cursos em 20 municípios. Além disso, foram reservadas vagas para grupos específicos, incluindo 183 vagas para alunos indígenas, 26 para alunos pretos e 342 para Pessoas com Deficiência (PcD). A UEA também destinou 100 vagas para refugiados.
ASSUNTOS: Amazonas