Justiça do Trabalho lança consulta avançada da lista de precatórios
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região lançou um módulo de consulta online da lista de pagamento de precatórios. A consulta já está disponível no site do Tribunal e pode ser acessada por qualquer cidadão. O objetivo é dar mais transparência à tramitação dos precatórios facilitando o acesso a todas as informações sobre os títulos, principalmente a ordem cronológica dos pagamentos.
A inovação na forma de consultas a precatórios é uma iniciativa da Presidência do Tribunal, por meio da Seção de Precatórios e do Núcleo de Apoio à Execução e Cooperação Judiciária. A presidente do TRT, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho ressaltou a importância da ferramenta. "Esta é uma grande vitória para o Tribunal que agora passa a oferecer à sociedade mais transparência e maior controle sobre o pagamento dos precatórios", frisou.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Execução e Cooperação Judiciária, juíza do trabalho Edna Maria Fernandes Barbosa, explicou que o módulo de consulta de precatórios vai trazer informações detalhadas da tramitação do processo que originou o precatório, como a data do trânsito em julgado e da homologação pela Presidência, a situação do precatório e, principalmente, sua posição na fila de pagamento. "É a primeira vez que disponibilizamos uma ferramenta que vai apresentar uma rigorosa ordem cronológica de pagamento dos precatórios. Antes, o Tribunal disponibilizava apenas uma relação dos precatórios pendentes de pagamento, agora estamos oferecendo à sociedade uma consulta muito mais completa e transparente", ressaltou.
A consulta online de precatórios fica no menu horizontal "Sociedade", do portal do
TRT11. A ferramenta apresenta três filtros de pesquisa: por número do precatório, número do processo e por ente devedor, sendo que neste último é apresentada a lista de precatórios com pagamentos autorizados em ordem cronológica. A atualização das informações também ocorre em tempo real a partir da integração com o sistema APT (Sistema de Acompanhamento de Processo).
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas