Compartilhe este texto

Justiça Eleitoral barra candidatura de Jéssica Conegundes à Prefeitura de A

Por Portal Do Holanda

17/09/2024 11h45 — em
Amazonas


Jessica Conegundes se candidatou pelo partido do União Brasil - Imagem: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Jéssica Conegundes (União Brasil) à Prefeitura de Anamã, a 162 km de Manaus. A decisão, proferida nesta segunda-feira (16) pelo juiz Marco Aurelio Plazzi Palis, da 6ª Zona Eleitoral de Manacapuru, considerou Jéssica inelegível devido à sua união estável com Ruam Bastos, filho do atual prefeito da cidade, Chico do Belo (União Brasil).

O Ministério Público Eleitoral (MPE) argumentou que o relacionamento configura "inelegibilidade reflexa", prevista na Constituição, que proíbe cônjuges e parentes de até segundo grau de governantes de concorrerem a cargos na mesma jurisdição. Provas como fotos e publicações em redes sociais comprovaram a relação duradoura entre Jéssica e Ruam desde 2012.

A tentativa de afastamento temporário de Ruam durante o período eleitoral foi vista como uma "manobra" para contornar a legislação, segundo o MP. A decisão reforça o princípio de evitar a perpetuação de grupos familiares no poder.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas