Justiça Federal condena grupo preso com 3,7 toneladas de drogas em Tabatinga

Manaus/AM - A Justiça Federal condenou um grupo de 4 pessoas que foram presas com 3,7 toneladas de drogas, e armas, no município de Tabatinga, no interior do Amazonas. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a apreensão é a maior já registrada na cidade.
A condenação é resultado da operação policial realizada em julho de 2024, na comunidade Vila Nova, zona rural de Tabatinga, quando foram apreendidos mais de 3,7 toneladas de drogas, entre maconha do tipo skunk, pasta base e cloridrato de cocaína, além de armas de fogo e diversas munições.

'Nós viemos aqui para beber ou pra conversar?' Beber. E depois a matança...
Segundo as investigações, os condenados faziam parte de um esquema criminoso responsável pelo transporte, armazenamento e ocultação de grandes carregamentos de entorpecentes vindos do Peru, com destino a Manaus (AM), configurando tráfico transnacional.
Na sentença, a Justiça Federal reconheceu que as provas apresentadas pelo MPF, incluindo depoimentos de testemunhas, laudos periciais e documentos apreendidos, demonstraram de forma inequívoca a responsabilidade dos réus. As penas dos réus ultrapassam os 8 anos de prisão, a serem cumpridas em regime fechado.
O juiz aumentou a pena dos réus considerando: natureza transnacional do tráfico de drogas; a grande quantidade e diversidade dos entorpecentes apreendidos; a presença de armas de fogo, agravando o risco à ordem pública. Além das penas privativas de liberdade, os réus foram condenados ao pagamento de multas.

ASSUNTOS: Amazonas, Policial