Leis criadas por Roberto Cidade incentivam turismo e garantem renda no Amazonas

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Em 2023, o turismo no Amazonas gerou uma receita de R$ 942 milhões para a economia do estado, representando um crescimento de 29,03% em relação ao ano anterior, segundo dados do Governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), tem se destacado no fortalecimento do setor desde 2019. Com diversas iniciativas e leis, ele busca incentivar o turismo, promovendo a geração de emprego e renda tanto na capital quanto no interior do estado.
A expectativa para 2024 é superar o desempenho de 2023, com um aumento no fluxo de turistas e na receita gerada. Em 2024, os destinos amazonenses receberam mais de 28,4 mil turistas internacionais, um crescimento de 18,2% em comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal. Somente no mês de dezembro, o Amazonas recebeu 2.281 estrangeiros, demonstrando a força crescente do turismo na região.

Lula tem razão: Israel está matando palestinos indiscriminadamente
Roberto Cidade enxerga o turismo como uma das alternativas econômicas ao modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM), especialmente diante dos desafios enfrentados pelo Polo Industrial de Manaus. O deputado destaca a importância do setor para a economia do estado e a preservação da floresta, além de promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para os moradores, ribeirinhos e empresários que dependem dessa atividade.
Um dos projetos emblemáticos de Roberto Cidade é a transformação do Largo São Sebastião, no centro de Manaus, em Patrimônio Histórico e Cultural (Lei nº 6.798/2024). A lei assegura a proteção do local, um dos mais emblemáticos da cidade, e garante que sua história e cultura sejam preservadas para as futuras gerações.
O Complexo Turístico da Ponta Negra também foi protegido por meio de uma lei semelhante (Lei nº 6.715/2024), além de outras leis que garantem a preservação de festejos e pontos turísticos no estado, reforçando a importância do patrimônio cultural para o turismo amazonense.

ASSUNTOS: Amazonas