Lista de unidades de saúde com atendimento antirrábico humano em Manaus é atualizada
Manaus/AM - A lista das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que disponibilizam atendimento antirrábico humano foi atualizada, segundo a Prefeitura de Manaus. Nessas unidades, os usuários podem ter acesso a orientações e medidas de prevenção à raiva.
Atualmente, a Semsa oferta a assistência contra a raiva em humanos em 19 unidades de saúde que são referência para esta modalidade de atendimento, distribuídas em todas as zonas da capital. As pessoas vítimas de mordidas por cães e gatos – considerando o tipo de ataque, o comportamento e a condição do animal – podem buscar atendimento profilático nos pontos de saúde cujos horários e endereços, podem ser conferidos no link: https://www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/.
O atendimento antirrábico humano realizado pela Semsa segue os protocolos do Ministério da Saúde, fundamentais para a prevenção da raiva, uma doença infecciosa grave e quase sempre fatal. A busca por atendimento adequado é indispensável para definir as medidas preventivas de cada caso.
“Essa conduta permite que a equipe de saúde avalie a necessidade de intervenção e defina o esquema profilático mais adequado para o caso”, explica a chefe do Núcleo de Controle de Doenças de Notificação Compulsória e Agravos Imunopreveníveis, Sulamita Maria da Silva.
A raiva é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, transmitido pelo contato de pele ou mucosas com a saliva de um animal infectado, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. Em casos de contato com um animal suspeito, a orientação imediata é lavar o local da ferida com água e sabão e buscar, com urgência, a unidade de saúde de referência mais próxima. Sempre que possível, o animal envolvido deve ser mantido em observação por dez dias para verificar sinais de infecção.
ASSUNTOS: Amazonas