Mais de 300 escoteiros participam de gincana cultural no Centro de Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Manaus recebeu neste domingo (27) uma grande mobilização escoteira. Mais de 300 escoteiros de diversos grupos da capital participaram de uma gincana cultural pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico, encerrando a Semana Escoteira, realizada de 21 a 27 de abril. O evento, promovido pelos Escoteiros do Brasil – Região Amazonas, celebrou também o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril. O percurso começou no Largo São Sebastião e passou por locais como o Mirante Lúcia Almeida, Praça do Relógio, Mercado Municipal e Feira da Avenida Eduardo Ribeiro.

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Durante o trajeto, os jovens escoteiros exploraram a história, curiosidades e fundadores dos atrativos culturais visitados, registrando tudo em cadernos e redes sociais. A atividade faz parte da especialidade de Pontos Turísticos, e cada participante receberá um distintivo que poderá ser usado no uniforme. O objetivo, segundo os organizadores, é reforçar a aprendizagem prática e estimular o conhecimento da história local de forma lúdica e educativa. Ao todo, nove grupos escoteiros da capital estiveram presentes.
Reconhecido como a maior ONG de educação não formal do mundo, o Movimento Escoteiro está presente em 216 países e conta com mais de 50 milhões de membros. No Brasil, são mais de 100 mil associados, sendo cerca de 600 no Amazonas. O presidente da Região Escoteira do estado, Lindomar Faustino, destacou que o escotismo busca desenvolver valores como cidadania, responsabilidade e solidariedade. “Nosso lema é estar sempre alerta para, todos os dias, praticar uma boa ação”, afirmou.
O Escotismo é construído com a participação ativa dos jovens e a dedicação de adultos voluntários, os escotistas. Divididos por faixas etárias, os participantes vivenciam atividades que estimulam o desenvolvimento físico, emocional, social e espiritual. O Programa Educativo se adapta à realidade de cada jovem, respeitando sua autonomia e promovendo seu crescimento. Aberto a crianças a partir de 6 anos e meio até jovens de 21 anos, o Movimento também acolhe adultos que desejem atuar como voluntários. Informações sobre grupos escoteiros na região estão disponíveis em: https://am.escoteiros.org.br.

ASSUNTOS: Amazonas